Conheça os

desafios

Novas experiências para o espectro autista

Temos hoje um cenário de alta demanda e prevalência do autismo a nível mundial, aumentando a demanda de profissionais e tecnologias especificas para o tratamento. Crises de choro, raiva, agressividade, ansiedade e sensibilidade aos estímulos são sintomas comuns quando o ambiente não está adequado ao paciente com autismo. Como operadora de saúde, temos a responsabilidade de oferecer profissionais, oportunidades e experiências de qualidade para suprir, de forma efetiva, as demandas de atendimento e as necessidades deste público específico, considerando a possibilidade de apresentar diferenciais que sejam atrativos ao paciente e para o mercado. 

RESULTADOS ESPERADOS: Buscamos soluções inovadoras com o objetivo de oferecer aos pacientes mecanismos de autorregulação (sensações que trabalham emoções: agressividade, irritabilidade), por meio de vestíveis ou software/hardware que contribuam para que o paciente possa aproveitar a terapia da melhor maneira possível, além de ter uma forma de apoio para o dia a dia. 

Além disso, procuramos maneiras de possibilitar o acesso a mais pacientes, ou seja, formas diferenciadas de atendimento. A solução proposta poderá ser utilizada por meio de um novo produto (hardware/software) e/ou poderá agregar valor às soluções já implementadas na Unimed VTRP. 

REQUISITOS INEGOCIÁVEIS: LGPD e regulamentação da Anvisa 

Saúde da mulher

As mulheres enfrentam inúmeros desafios para cuidar da saúde diante das atividades do dia a dia. Diversas fases requerem níveis de atenção diferentes, preconizando a assistência humanizada e qualificada em ações como promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, que abrangem as esferas do bem-estar físico, emocional e social. 

​​RESULTADOS ESPERADOS: Buscamos explorar as oportunidades de cuidado e acompanhamento desse público, por meio de soluções que auxiliem a mulher no processo de prevenção e cuidados para melhorar a vida nas diferentes fases, como gestação, fertilidade, saúde reprodutiva e disfunções hormonais, nutrição até tratamento e prevenção ao Alzheimer, doenças oncológicas, entre outras. Considerando também, dispositivos que possam detectar anomalias e/ou doenças sem requerer muito tempo e facilitar o dia a dia da mulher, ou até mesmo vestíveis, testes rápidos, IA, assistentes virtuais, soluções inovadoras para estética, etc. 

REQUISITOS INEGOCIÁVEIS: LGPD e regulamentação da Anvisa 

Tecnologias de cuidado 60+

Considerando a representatividade do público 60+ dentro da área de atendimento da Unimed VTRP, se faz necessário buscar soluções com foco na pessoa idosa, que acabam precisando de mais apoio em seu dia a dia em todos os âmbitos da vida. 

​​RESULTADOS ESPERADOS: Como solução, buscamos tecnologias para atender as necessidades do público 60+ em todas as áreas, como monitoramento e segurança, conforto e bem-estar, engajamento, logística, interação social, finanças pessoais, prevenção da perda cognitiva,  entre outros, considerando os perfis que possuem ou não a saúde preservada.

REQUISITOS INEGOCIÁVEIS: LGPD e regulamentação da Anvisa 

Medicina preditiva para o prognóstico de doenças

O cenário de doenças no Brasil – como, por exemplo, neoplasias, doenças cardiovasculares e diabetes – atinge números alarmantes de pacientes nos últimos anos. A Unimed VTRP enfrenta o desafio de antecipar o diagnóstico ou risco da doença de forma precoce, pois a descoberta do quadro clínico para a operadora de saúde acaba ocorrendo no momento em que o paciente já se encontra doente.  

Como forma de apoio ao médico, gostaríamos de poder identificar precocemente a patologia de nossos pacientes e poder intervir na prevenção, encaminhando o tratamento adequado, e ao paciente, queremos oferecer cuidado integral e preventivo impactando na sua qualidade de vida e bem-estar.

​​RESULTADOS ESPERADOS: Buscamos soluções de hardware/software diversos como medicina de precisão, soluções genéticas, IA de cruzamento de dados de exames, IA de análise de imagens, wearables, entre outros, com o objetivo de garantir predições de enfermidades (identificar pacientes crônicos potenciais), diagnóstico precoce, reduzir o número de internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos, reduzir o custo assistencial e promover a longevidade e qualidade de vida.

REQUISITOS INEGOCIÁVEIS: LGPD e regulamentação da Anvisa