Conheça os
desafios
Gestão e redução do custo assistencial
Nos últimos anos as operadoras de saúde tem enfrentado um grande desafio no que diz respeito à gestão do custo assistencial. Essa realidade se dá por conta do aumento nos custos de procedimentos, novos tratamentos, fraudes na utilização, desperdício de recursos e um aumento no número médio de exames e procedimentos realizados por paciente. Por conta disso, torna-se necessário a implementação de novas soluções que auxiliem a operadora a fazer a gestão desses custos em prol da sustentabilidade do negócio como um todo.
Resultados Esperados:
Diante dos desafios citados acima, buscamos soluções capazes de reduzir o Custo Assistencial que impacta na Cooperativa. As soluções devem ser capazes de demonstrar qual o custo que estão influenciando e preferencialmente qual o seu impacto. Elas podem atuar na diminuição da geração do custo assistencial ou ser capazes de identificar situações nas quais os valores cobrados são indevidos, além de atuar no controle de fraudes que possam vir a ocorrer.
Requisitos Inegociáveis: LGPD e Anvisa (quando aplicada)
Detecção precoce de doenças oncológicas
Nos últimos anos a Unimed VTRP tem colocado em prática uma série de ações para aprimorar o tratamento oncológico dos seus pacientes. Reconhecemos a evolução significativa que os novos tratamentos trouxeram para enfrentar o câncer, mas a detecção antecipada segue sendo o método mais eficaz para combatê-lo. A capacidade de identificar o câncer em estágios iniciais não só oferece aos pacientes um leque mais amplo de opções terapêuticas, mas também eleva drasticamente as probabilidades de recuperação. Paralelamente, essa prática possibilita à nossa cooperativa reduzir despesas e assegurar a viabilidade de nossos serviços.
Resultados Esperados:
Buscamos soluções que permitam uma identificação precoce do câncer, seja por meio de exames, IA de cruzamento de dados de exames, IA de análise de imagens, wearables, entre outros, promovendo a longevidade, qualidade de vida e reduzindo a existência de casos avançados de câncer
(que muitas vezes não tem mais cura).
Requisitos Inegociáveis: LGPD e Anvisa (quando aplicada)
Ganho de escala no atendimento ao espectro autista
Nos últimos anos a Unimed VTRP tem percebido um aumento substancial na necessidade de atendimento de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), requerendo uma maior quantidade de profissionais e rede prestadora capacitados para tratar esta condição. Por esta razão, fica evidente a necessidade de otimizar o atendimento do paciente autista, o qual necessita de um acompanhamento minucioso durante toda sua jornada, do diagnóstico ao tratamento. Nosso desafio consiste em encontrar soluções que agilizem o tratamento, minimizando as filas de espera e ampliando significativamente nossa capacidade de atendimento.
Resultados Esperados:
Buscamos aumentar a capacidade de atendimento, reduzindo a fila de espera e a promoção de um maior acesso ao tratamento, garantindo a assistência necessária e de qualidade no tempo certo para as crianças. A solução apresentada deve ser de fácil implantação por clínicas prestadoras e
rede própria, demonstrando sua capacidade de elevar o número de atendimentos e da evolução que os pacientes estão tendo ao longo do tratamento.
Requisitos Inegociáveis: LGPD e Anvisa (quando aplicada)
Exames complementares para diagnóstico
Na Unimed VTRP estamos em constante evolução e sempre em busca de melhorar a qualidade e precisão das nossas conduções médicas, com foco em facilitar a jornada dos nossos pacientes. Um dos nossos desafios é garantir que o nosso cliente, ao receber a prescrição de um exame, vá até o laboratório e efetivamente realize o exame para confirmar ou descartar a hipótese de diagnóstico. Entendemos que alguns exames são capazes de confirmar ou descartar a necessidade de novas
intervenções, o que melhora a qualidade de vida do paciente ou evita custos desnecessários.
Resultados Esperados:
Dessa forma, procuramos soluções que permitam a realização de exames com resultados assertivos de forma facilitada aos pacientes, promovendo maior conveniência, satisfação e rapidez na entrega de laudos. Será um diferencial soluções que possibilitem a realização de exames no próprio local
da solicitação, podendo ser a própria estrutura da Unimed VTRP, uma clínica ou até mesmo a residência do paciente.
Requisitos Inegociáveis: LGPD e Anvisa
Novas tecnologias na saúde
Na Unimed VTRP estamos constantemente em busca de novas soluções que podem impactar positivamente a vida do nosso cliente. Sabemos que existem soluções incríveis e que não se encaixam especificamente nos desafios que temos mapeados e por isso trabalhamos com um “desafio aberto”, no qual as startups tem a oportunidade de “nos surpreender” com os projetos que estão executando. Queremos conhecer e testar novas tecnologias aplicadas à saúde e que ajudem a promover uma melhor experiência para o paciente ao longo de toda a cadeia de atendimento.
Resultados Esperados:
Buscamos tecnologias e soluções que nos ajudem a reinventar a experiência de cuidado da saúde do cliente, promovendo uma melhor relação entre profissionais da saúde e pacientes, facilitando e otimizando o processo de cuidado. Entre as possíveis soluções apresentadas, sem se limitar a estas, podem estar: sistemas de gestão baseados em IA, dispositivos para monitoramento remoto, análise de dados e predição de doenças, novas soluções que auxiliem o diagnóstico e soluções para medicina de precisão.
Requisitos Inegociáveis: LGPD e Anvisa (quando aplicada)